segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Força azul para dar e... Wender

Se há um aspecto em que o futebol é pródigo é a facilidade com que certos cenários se podem montar a partir de um mero momento, uma simples decisão - neste caso do árbitro - que, no fim, assume uma proporção gigantesca e com influência no resultado. Pois, o desafio de ontem teve tudo isso. Tudo porque a visão do árbitro Marco Ferreira e o consentimento do seu assistente José Oliveira assim o permitiram.

Decorria o minuto 35 quando China corta a bola com a mão. O amarelo impunha-se só que o mesmo foi em direcção a Wender - que já havia sido admoestado - e o jogador errado acabou por ser expulso. Injustamente, os azuis passam a jogar mais de uma hora com dez unidades, numa altura em que o mesmo Wender já agitara, aos 14', as redes de Nélson. Um rude golpe para a equipa de Jaime Pacheco que, pela amostra, já dá claros sinais de querer jogar à sua imagem e identidade. Pressionantes a meio-campo, quase sem deixar respirar o adversário, os azuis nem deram pela falta de Wender. Por seu lado, os da casa - já com Rui Varela em campo (rendeu Têti) e Ndiaye na ala esquerda (começou a ponta-de-lança) - viriam a repor a igualdade, com alguma felicidade, por Varela, na única ocasião de que dispuseram na etapa inicial. No entanto, nem assim Pacheco desarmou na tentativa de ganhar o jogo. Ao intervalo, lança duas peças ofensivas (Roncatto e Porta) e os azuis passam a jogar num 4x3x2, sem oscilações no modo de actuar. A forma personalizada e aguerrida como conseguiram travar os ataques do adversário acabou por ser premiado com uma justa divisão de pontos.

A ESTRELA: Júlio César
Não teve uma tarde complicada. Mas em apenas dois lances tornou-se o homem do jogo. Graças ao novo Imperador do Restelo, os azuis arrancaram um precioso ponto do relvado da Reboleira. Defendeu o penálti de Goianira e mais tarde voou para rechaçar um alívio de Carciano, que daria em autogolo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Subscrevo na íntegra todo o artigo de Luis do Ó e do qual ressalvo esta passagem:

- " Está na hora de deixar a atitude de "low-profile" e assumir uma guerra pacífica e positiva pela credibilização de todo este fenómeno chamado futebol.
Está na hora da energia gasta em divergências internas ser utilizada na convergência de interesses comuns.
Está na hora de nos organizarmos e de exigirmos, em uníssono, que as "trapalhadas" terminem de uma vez por todas e que deixemos de ser os "coitadinhos" em que nos querem transformar."
Lembro, no entanto, que existindo tão má vontade para o nosso Clube, que os seus Orgãos representativos deverão ser muito inteligentes na forma de reagir. Assim, entendo que o melhor Orgão para tomar a iniciativa de luta proposta deverá ser o Conselho Geral pois mesmo que o punam isso não acarretará problemos directivos. Este Orgão que tão maltratado tem sido poderá e deverá encabeçar a referida luta com todo o enfase por forma a acabar com esta perseguição miserável nas arbitragens e não só. Vejam-se os casos Mapuata, Mateus e Meyong para não falar de outras situações sempre em detrimento do Belenenses. E se lembro isto é no sentido de não ver envolvidos outros Orgãos que pela sua especificidade poderão ser alvo de castigos que em má hora poderiam ser utilizados, pelos responsáveis pelo "SISTEMA", para ainda prejudicar o Clube. É que má vontade não falta e por isso há que ser frontal, sim, mas de forma a que não venham depois "beliscar-nos". Para "manhosos" há que ser inteligente para desmontar essa manha, que como sabemos vem de longe! Seria também uma forma de Sócios e Adeptos reforçando esta acção,fazer justiça a um Orgão que tudo tem feito, ainda que não reconhecido por alguns, em prol do nosso Clube. Deve exigir-se, portanto, que o mesmo inicie desde já a referida luta deixando os outros Orgãos a gerir a actual situação de crise, não a hipotecando nesta que , como disse anteriormente, poderia levar a que fossem castigados com as más consequências que daí adviriam.
DEVEMOS LUTAR SIM E COM TODA A FORÇA, MAS DE FORMA A QUE NÃO DEMOS O FLANCO!!!! Viva o BELÉM!!!!