sábado, 18 de outubro de 2008

Avançados na linha de fogo

Belenenses tem um dos maiores lotes de avançados de toda a Liga Sagres mas, apesar de tanta quantidade, os números são paupérrimos no que respeita a golos marcados.
Nos seis jogos oficiais (cinco na Liga, um na Carlsberg Cup) até agora disputados, o Belenenses apenas marcou três golos: um assinado por um defesa (Arroz), outro por um médio (José Pedro) e o terceiro, finalmente, por um avançado (Porta). O golo é um bem escasso no Restelo e nem a presença elevada de avançados no plantel está a ser uma solução.

Jaime Pacheco pretende reduzir o grupo de 30 atletas para 23 a 25, facto que vai obrigar a cortes nos vários sectores, estando a linha da frente no primeiro lugar dos ajustes. As opções herdadas pelo novo técnico são Roncatto, João Paulo, Marcelo, Porta, Negão e Evandro, só para citar os elementos mais adiantados. Mas também são soluções atacantes Vinícius, Maykon, Wender, Silas e José Pedro, os quais ajudam a "congestionar" o caminho para a titularidade.

Evandro é um dos atletas que vão ter de fazer pela vida e lutar por um lugar. Na época passada, castigado por lesões, só participou em cinco jogos na Liga e fez um golo; esta temporada, já jogou uma vez na Liga e outra na Carlsberg Cup e pretende convencer Jaime Pacheco. "É um grande treinador, que nos tem passado bastante confiança, que era o que precisávamos antes de tudo. Pela forma como o mister gosta de jogar, penso que posso vir a ter oportunidade para agarrar um lugar. Confio em mim", garante Evandro. Sobre a lesão da época passada, o avançado explicou-a com o "ritmo forte" de trabalho na Europa mas garantiu já estar totalmente "adaptado".


Carlos Alves preocupa

O lateral-esquerdo Carlos Alves continua com queixas no joelho e, dada a inflamação, está a ser equacionada uma infiltração na próxima semana. Ontem Maykon já começou a correr e mantém-se o optimismo quanto à recuperação de Organista.


Mior devolveu viatura

O ex-técnico do Belenenses, Casemiro Mior, passou pelo Restelo para deixar a viatura que usou nos últimos tempos em que esteve ao serviço do clube. Tal como o antigo treinador principal, também o preparador-físico Márcio Corrêa voltou ao Restelo ontem. Ao que foi possível apurar, ambos os técnicos apenas foram tratar de questões finais - e não relacionadas com as rescisões, já concluídas - antes de rumarem para o Brasil.

PEDRO MIGUEL AZEVEDO

Optimismo justifica-se
MIGUEL RIBEIRO

Três das cinco equipas masculinas envolvidas nas competições europeias entram este fim-de-semana em acção para os segundos jogos desta ronda. À espera de entrar em acção ficam ainda Marítimo e Liberty São Bernardo, na Taça Challenge
Na Taça EHF, o Benfica defronta, amanhã, às 18 horas, a complicada equipa do Cetinje. No entanto, os montenegrinos são bem mais difíceis de vencer em casa do que fora, e os campeões nacionais apenas perderam por dois golos (26-28) o que só pode ser visto como um bom resultado.

Ao lado, no Restelo, é já hoje (18 horas) que o Belenenses tem uma tarefa mais complicada, pois terá que recuperar de quatro golos (32-36) de desvantagem frente aos também montenegrinos do HC Berane, mas quem conhece a equipa de João Florêncio sabe que atirar a toalha ao chão não é seu apanágio e o público será uma arma a ter em conta.

Mais folgado, apesar de ter apenas vencido (26-25) tangencialmente, está o ABC, na Taça das Taças, que volta a defrontar, pelas 17 horas, os checos do HC Gumarny. Na primeira mão a superioridade minhota foi evidente, todavia, a rapidez e improvisação do adversário ainda pode causar alguns calafrios e Jorge Rito não contará com o mais recente lesionado, Eduardo Salgado. Para lá de Carlos Ferreira e Luís Bogas. Mas a derrota será inesperada.

«Espero oportunidade»
AVANÇADO ELOGIA MÉTODOS DE PACHECO

O avançado Evandro Paulista, que esta época só jogou 16 minutos na Liga e 79 na Taça da Liga, acredita que pode ficar no plantel e ser uma opção para Pacheco.
“O Jaime Pacheco é um grande treinador. Ele tem incutido muita confiança na equipa e nós bem que precisamos dela. Penso que os treinos estão a ser positivos e vão ter resultados. Se espero ter uma oportunidade? Claro que sim. Pela forma como a equipa está a jogar, espero ter oportunidade de actuar. Tenho sido muito apoiado e se por vezes estamos cabisbaixos, isso é momentâneo.”
Evandro não quer fazer comparações entre Mior e Pacheco e só lamenta “a saída do ex-treinador, mas agora é tempo de pensar no futuro”.
O atacante, por último, acredita que pode ser titular no jogo da Taça, amanhã, frente ao Amares. “Estou a trabalhar para poder ajudar a equipa. Estou em pleno e seria óptimo se pudesse jogar na Taça...”
Os azuis realizaram ontem um treino matinal (o penúltimo) à porta fechada.
Autor: CARLA PEREIRA
Jogo do Belém é o tudo ou nada
JOGO COM O HC BERANE PARA A TAÇA EHF
O Belenenses, liderado pelo capitão Pedro Matias, continua com sede de vitória, jogando hoje (18 horas) o tudo ou nada na passagem à 3.ª ronda da Taça EHF, depois do desaire (32-36) de há uma semana em Montenegro, frente ao HC Berane.
O clima de inferno criado nos Balcãs não foi suficiente para os lisboetas perderem a cabeça, mas hoje pede-se casa cheia no Acácio Rosa para inverter sentido da eliminatória

Já o ABC anseia pelo mesmo, mas tem uma tarefa mais tranquila no Flávio Sá Leite frente aos checos do HC Gumarny Zubri, a quem venceram fora (26-25). O Benfica joga apenas amanhã.

Autor: ALEXANDRE REIS

Sem comentários: