domingo, 19 de abril de 2009

Surpresa agradável

Daniela Inácio terceira no Grand Prix de Sumidero Lugar decidido por 'photofinish' Arseniy Lavrentyev terminou em oitavo

«NÃO esperava, mas é sempre motivante ter um resultado assim. Foi uma surpresa agradável», afirmou Daniela Inácio após, ontem, ter alcançado um brilhante e muito disputado 3.º lugar (3;24.32,15 h) no Grand Prix de Sumidero (México), prova de 15 km de águas abertas no Rio Grijalva através do imponente Canyon Sumidero. «Não, por acaso não vi nenhum crocodilo, nem durante nem depois, mas gostava», brincou a nadadora do Belenenses nesta estreia na distância. No sector masculino o também olímpico Arseniy Lavrentyev quedou-se na 8.ª posição com o tempo de 3;11.01,88 horas, numa competição ganha pelo experiente búlgaro Petar Stoichev (3;09.49,59), recordista da travessia do Canal da Mancha e de Sumidero.

Inicialmente a organização havia atribuído a quarta posição à atleta do Belenenses, atrás da vencedora Britta Kamrau (3;24.25,71), da também alemã Ângela Maumeur (3;24.26,29) e da espanhola Esther Nuñes mas, após protesto do seleccionador nacional Nuno Dias o visionamento do photofinish confirmou que Daniela fora mais rápida que Nuñes.

«Normalmente perco na parte final. Desta vez isso não aconteceu. O sítio é lindíssimo, só é pena a água estar tão suja. A prova, que é mais táctica do que nos 10 km. Não começou rápida e como me sentia bem fui-me poupando. Aconteceram três/quatros arranques mas mantive sempre uma boa posição. A 40/50 minutos do fim a Maumeur acelerou e fui atrás dela e da espanhola. Depois a Kamrau colocou-se ao meu lado e andámos ali à pancada. Porém, comparando com o que acontece nas Taças do Mundo de 10 km nem me incomodou. Ela passou-me mas 400 m finais fui-me chegando à Nuñes e mesmo no fim ultrapassei-a. Foi bom», concluiu Daniela.

Satisfeito com esta estreia estava igualmente Arseniy. «Os últimos 5 km foi sempre a bombar e então nos derradeiros dois o ritmo acelerou ainda mais. Mantive-me atrás deles e acabei por perder o 6.º e 7.º lugar apenas por um ou dois segundos. Acho que sim que além dos 10 km no Mundial de Roma também poderei apostar nos 25 km. Não acabei de rastos. Agora só faltam nadar mais 10 km...»

Sem comentários: