sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

FUTEBOL E REFORÇOS

Para final da 1ª volta voltou-se a assistir ao mais do mesmo. Esbanjar 2 pontos em casa com clubes que merecendo todo o respeito por parte dos adeptos do desporto, não possuem o historial que apresenta o Clube de Futebol “Os Belenenses” . Num superior aproveitamento dos pontos esbanjados em casa estaríamos no topo da classificação

Com 50% dos jogos efectuados apresentamos um pecúlio de 19 pontos em 45 possíveis, ou seja conquistámos somente 45% dos pontos em disputa, a que se devem juntar as eliminações em 3 competições -Taça UEFA, Taça da Liga e Taça de Portugal. Se a eliminação europeia é facilmente digirida pelos socios, as seguintes já não o são. Assiste-se a um discurso pouco ambicioso do técnico em contraponto com o discurso bem mais ambicioso dos atletas.

Estamos numa época em que o plantel foi estruturado pelo actual técnico e que desde início sabia onde, quando e com quem ia jogar. Parece que existe aqui um enorme erro de casting.

Dos reforços que vieram quais é que são na realidade reforços? Vejamos:

Hugo Alcantara Veio com a missão de substituir e fazer esquece Nivaldo. Trata-se de um bom reforço mas algo indisciplinado dentro de campo (entradas violentas sobre os adversários) que já lhe valeram 2 jogos de suspensão. Um aspecto que o atleta terá que rever urgentemente. Evandro Paulista – Nada se viu até agora deste jogador para além de um golo marcado ao Paço de Ferreira. Eterno lesionado. Azar ou algo mais?
Roncato – Vem rotulado de craque e que as suas actuações no inicio da época (segundo a Comunicação Social) deixavam antever que seria a grande contratação deste ano, mas que não se tem confirmado durante o Campeonato.
Weldon – Possuidor de uma velocidade acima da média, parece ser um valor seguros, se bem que não se trate de um goleador.
Patrick – Quem o viu jogar?
Rafael Bastos – Outra carta que não se tem afirmado
Gabriel Gomez – Um valor seguro e talvez o melhor reforço da presente época. Quando joga dá uma maior segurança defensiva, tendo contra si o facto de ser algo lento.
Areias – Chegou, foi operado e só tem sido utilizado nos impedimentos de Rodrigo Alvim. O banco e a bancada têm sido o seu palco.
Devic - Pouco utilizado tem alterado o bom com o menos bom durante a época, parecendo ser um jogador que carece de maior tempo de utilização para se poder ajuizar correctamente do seu valor
Tiago Schmidt – Quem?
Mendonça – Um aposta de Jorge Jesus e que acabou por ser emprestado ao Estrela da Amadora.
Hugo Leal – A subir de rendimento de jogo para jogo, acabou por se lesionar e deitar a perder toda a época.
João Paulo Oliveira – De titular e de melhor marcador na pré-época, eclipsou-se durante a BWin, tendo obtido 2 golos no encontro frente ao Paço de Ferreira a contar para Taça de Portugal. Fala-se que vai ser emprestado.

A SAD resolveu promover o regresso a título de empréstimo do Meyong. Será que um atleta que não joga na 2ª Divisão de Espanha serve para o Belenenses?


Por princípio sou contra o regresso de jogadores. Que eu me lembre nenhum dos regressados teve desempenhos iguais aos que obtiveram no ano da saída.


Veja-se os casos de
Gonzalez, Rogério, Mauro e Catanha.
Pode ser que este seja a excepção.

Fala-se também da entrada de Marco Ferreira (ainda não confirmada pela SAD). Mas dispensa-se um jogador a um concorrente directo (Mendonça) e vai-se buscar outro (emprestado ou não) para a mesma posição.

E os jovens da casa? Não jogam porquê?
Não será um dos objectivos da SAD a rentabilização dos nossos activos como forma de auto sustentação do negócio futebol?

Sem comentários: